O ESG (Environmental, Social and Governance) compreende uma série de padrões e boas práticas que têm como objetivo determinar se os costumes de uma empresa são conscientes, sustentáveis e devidamente gerenciados.
Se enquadrar nos padrões ESG são exigências do novo mercado, onde os clientes e os investidores passam a se preocupar com a atuação da organização no que se refere às esferas sociais, ambientais e administrativas. o ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos.
Vantagens de adotar práticas ESG
- Incentiva o investimento
- Melhora a performance financeira
- Fortalece as relações com os clientes
- Diminui o desperdício e os custos de produção
Práticas ESG
Viabilizar a gestão de resíduos e a conscientização da equipe – É necessário que os processos de produção sejam melhorados de forma que administrar bem os resíduos aconteça de forma eficiente.
Reduzir os riscos no ambiente de trabalho – Ter o cuidado com os colaboradores e com a sua qualidade de vida começa a proporcionar um ambiente seguro de trabalho.
No Brasil, o ESG ainda não é uma unanimidade, no entanto, o cenário é positivo e o tema cada vez mais ganha tração entre os gestores de ativos brasileiros. Os investidores estão buscando construir novas carteiras de investimentos visando melhor explorar as oportunidades que a sustentabilidade tem gerado, mitigando os riscos advindos da volatilidade econômica, política e social.
Assim, cada vez mais investidores voltam seus olhares às empresas que fazem jus ao ESG, integrando seus valores éticos para gerar valor em mais campos que apenas o financeiro.
Fontes: