CURSO

Veículos Elétricos e Híbridos:

Eletrônica de Potência, Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas

Sobre o Curso

        A segunda edição deste curso de curta duração visa capacitar profissionais atuantes na indústria e na academia em termos de Eletrônica de Potência e Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas utilizadas em Veículos Elétricos e/ou Híbridos. Serão ofertadas duas turmas do curso, cada uma com carga horária de 24 horas, com aulas síncronas 100% à distância.  O curso tem o apoio da Linha V (Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão) do programa Rota 2030, coordenada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Datas Importantes

Etapas Data
Pré-inscrições
Até 11/11/2022
Divulgação da lista de participantes e da lista de gratuidade
16/11/2022
Confirmação de vaga
17/11/2022 a 23/11/2022
Chamada de Suplentes
24/11/2022 a 27/11/2022
Primeira turma do curso
29/11/2022 (noite)
01/12/2022 (noite)
03/12/2022 (manhã)
06/12/2022 (noite)
08/12/2022 (noite)
10/12/2022 (manhã)
Segunda turma do curso
10/01/2023 (noite)
12/01/2023 (noite)
14/01/2023 (manhã)
17/01/2023 (noite)
19/01/2023 (noite)
21/01/2023 (manhã)

Programa do Curso

Objetivos

Os objetivos específicos de aprendizagem compreendem o estudo e a análise dos seguintes tópicos: 

  • história e cenários de utilização de veículos elétricos/híbridos;
  • classificações e principais componentes de veículos elétricos e híbridos;
  • principais normas aplicadas ao projeto e dimensionamento de componentes elétrico/eletrônicos de veículos elétricos e híbridos;
  • tipos de máquinas elétricas utilizadas em veículos elétricos e híbridos;
  • estratégias de controle e de acionamento de máquinas elétricas para veículos elétricos e híbridos; 
  • conceitos associados a baterias, assim como seus sistemas de gerenciamento e carregadores, em veículos elétricos e híbridos;
  • conversores estáticos utilizados em veículos elétricos e híbridos, seus aspectos construtivos e formas de controle.

Formato do Curso

        Serão ofertadas duas turmas do curso de curta duração, totalmente à distância, com carga horária total de 24 horas (por turma). Para cada turma do curso serão realizados 6 encontros síncronos de 4 horas cada, concentrados em duas terças (noite), quintas (noite) e sábados (manhã). No momento da pré-inscrição, os candidatos interessados no curso devem indicar em qual turma desejam-se inscrever.

          Os encontros serão realizados através da plataforma Zoom, permitindo plena interatividade entre os instrutores e os participantes do curso. Além do conteúdo expositivo, serão apresentados diversos exemplos práticos e simulações para aplicação dos conhecimentos teóricos.

Conteúdo Programático

  1. História
  2. Evolução da eletrificação 
  3. Classificação e terminologia
  1. Órgãos regulamentadores  
  2. Sistema de tração e de recarga
  3. Conectores 
  4. Baterias 
  5. Segurança
  1. Veículos elétricos x veículos híbridos 
  2. Configuração de veículos híbridos 
  3. Componentes principais de um VE
    • Máquinas elétricas
    • Inversor 
    • Baterias 
    • Carregador de baterias
    • Conectores 
  4. Especificações
  1. Tipos de baterias 
  2. Sistemas de gerenciamento de baterias 
  3. Carregadores de baterias e modos de recarga
  1. Torque e fcem  
  2. Características torque x velocidade x rendimento
  3. Tipos de máquinas elétricas
  4. Princípio de operação
    • Motor CC – brushed
    • Motor de Indução
    • Motor síncrono de ímãs permanentes (PMSM) – radial
    • Relutância
    • Motor Síncrono de Ímãs Permanentes com Fluxo Axial 
  5. Controle e Acionamento de Máquinas Elétricas
    • Princípios básicos FOC 
    • Modelo 
    • MTPA e torque de relutância em IPMSM 
    • Enfraquecimento do campo 
    • Acionamento da Máquina de relutância
    • Controladores de corrente e torque/velocidade
    • Discretização e implementação em processadores digitais
    • Simulação e Hardware in-the-loop (HIL)
  1. Arquitetura geral 
  2. Especificações típicas 
  3. Topologias de Inversores
  4. Topologias de Carregadores de baterias 
    • Embarcados (on-board)
    • Off-board
  5. Sistemas auxiliares 
  6. Estratégias de modulação 
  7. Dispositivos semicondutores 
  8. Interferência eletromagnética (EMI)
  9. Simulação e Hardware in-the-loop (HIL)

Instrutores

Prof. Cassiano Rech, Dr. Eng.

Recebeu o grau de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, em 1999, 2001 e 2005, respectivamente. De 2005 à 2008, foi professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). De fevereiro de 2008 à agosto de 2009 foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde setembro de 2009 é professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e Editor da Revista Eletrônica de Potência durante o biênio 2014-2015. Foi Presidente da SOBRAEP no biênio 2016-2017. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM (conceito 7 CAPES) de 2015 a 2017. Desde 2018, é Editor Associado da IEEE Transactions on Industrial Electronics (Qualis A1 CAPES). Atua em Comitês Técnicos da ABNT nas áreas de sistemas de recarga de veículos elétricos e também de Sistemas de Armazenamento de Energia Elétrica. Possui ampla experiência na coordenação e participação de projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas do setor eletroeletrônico, incluindo projetos associados ao Programa Rota 2030. É Senior Member da IEEE e membro da SOBRAEP. Suas principais áreas de interesse são: conversores multiníveis, modelagem e controle de conversores estáticos de potência, recursos energéticos distribuídos e veículos elétricos.

Prof. Rodrigo Padilha Vieira, Dr. Eng.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (2007), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2008 e 2012, respectivamente). De agosto de 2010 a fevereiro de 2014 foi Professor na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Alegrete, RS. Desde fevereiro de 2014 é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Máquinas Elétricas, Controle Digital, Controle de Conversores Estáticos. Seus atuais interesses de pesquisa são máquinas elétricas e acionamentos elétricos, sistemas de controle, controle de conversores estáticos e veículos elétricos/híbridos.

Contato

Prof. Cassiano Rech

cassiano.rech@ufsm.br

Telefone: +55 55 3220-8924