Prof. José Renes Pinheiro recebe premiação de Pesquisador Destaque da UFSM de 2020

O Prof. José Renes Pinheiro irá receber em cerimônia online às 17h de hoje o prêmio de Pesquisador Destaque da UFSM de 2020. Esse é prêmio é concedido anualmente a um pesquisador da instituição que ao longo da trajetória desempenha uma trajetória de grande colaboração ao desenvolvimento científico e tecnológico da UFSM.


A escolha de seu nome foi motivada pela destacada contribuição à formação de recursos humanos de pós-graduação e pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa de grande importância institucional.
Em sua trajetória, o Prof. Renes atuou efetivamente para criação e consolidação do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) e do Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC). Dentre inúmeras atividades, atuou por muitos anos como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, sendo sua atuação importante para o programa alcançar conceito de excelência (conceito 6). Colaborou diretamente para a consolidação de importantes projetos institucionais, dentre os quais, CT-Infra, INCT-GD e Embrapii.

Junto à Sobraep o Prof. Renes também possui atuação destacada, colaborando nos Congressos Brasileiros de Eletrônica de Potência, tendo sido coordenador técnico do COBEP’99 e coordenador geral do COBEP’13.
O Prof. Renes também orientou 29 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e supervisionou 3 pós-doutorados. É pesquisador 1B do CNPq, com atuação destacada na área de comutação suave, integração e otimização de conversores, e controle de conversores. 

Atualmente o Prof. Renes é professor voluntário da UFSM e prof. pesquisador da UFBA


O link para a acompanhar a cerimônia:

Link: https://www.youtube.com/channel/UCewmcNYSNyILEDEzFpzEXlg

Data: 19/10/2020
Horário 17h

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Henrique Horst Figueira

Henrique Horst Figueira

Gerente comercial do INRI e doutorando em Engenharia Elétrica - UFSM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email