Equipe de pesquisadores do INRI/UFSM realiza visita técnica na Santo Antônio Energia

Nesta semana, professores e alunos do Instituto de Redes Inteligentes realizaram uma visita a empresa Santo Antônio Energia, gestora da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, construída no Rio Madeira, em Porto Velho – RO.

A visita teve objetivo de apresentar um workshop e resultados para os funcionários da concessionária de energia. O workshop ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro e faz parte da etapa de Projeto de P&D desenvolvido entre a UFSM, INRI e SAE.

Leia também: Setor energético do Brasil está cumprindo metas ambientais.

Sobre o projeto P&D:

O projeto de P&D tem o objetivo de criar um software que seja possível estimar o desempenho térmico, elétrico e químico dos transformadores a partir das condições de operação do transformador, juntamente com a previsão de energia elétrica requerida pelo Operador Nacional do Sistema. Assim, esse estudo tem o intuito de promover segurança na operação, manutenção adequada e operação para além da vida útil estabelecida dos transformadores da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Temperatura

A temperatura é uma das principais características supervisionadas e a mais importante relacionada a vida útil, segurança e manutenção preditiva do equipamento. Isso porque na medida que há um aumento na produção de energia elétrica, há também um aumento na temperatura de operação do transformador.

Manutenção

Variações na temperatura do transformador provocam desgastes na máquina, e a necessidade de manutenção. Em suma, um software de controle de temperatura proporcionará menos manutenção e maior vida útil ao equipamento.

Vida Útil

A partir do conjunto de características supervisionadas pelo software e com a possibilidade de agir preventivamente para evitar danos severos ao seu funcionamento, estima-se que haja aumento considerável na vida útil do transformador.

Quer conhecer mais sobre a Usina Santo Antônio? Acesse o site clicando aqui! 
Sala de controle da Usina Santo Antônio.
Prof. Daniel, Prof. Bender, Aluno de mestrado Nórton, Aluno de mestrado Micael , Aluna de mestrado Eleonora, José Neto Ferreira (gerente do projeto SAE), Prof. Tiago (da esquerda para direita)
Apresentação de resultados


Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Mariana Stival

Mariana Stival

Assistente de Marketing do Instituto de Redes Inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email