No período de verão no Brasil, ou seja, logo no começo do ano, os gastos começam a aparecer e aumentar para os brasileiros, principalmente com a energia elétrica. Uma grande parte das pessoas que consomem mais energia é dada pelo uso do ar condicionado, no qual o mesmo é mais utilizado na época de calor. Outro motivo para o aumento do custo da energia no verão é pela falta de chuvas na maior parte das regiões do país, causando seca e prejudicando a geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas.
Verão, calor e férias. Um combo que acaba ocasionando um aumento drástico na conta de luz, necessidade do ar condicionado para reduzir a temperatura dos ambientes para atingir o conforto térmico, maior consumo energético de freezers e geladeiras para manter alimentos refrigerados, também é o período de férias escolares e trabalho, onde passamos mais tempo em casa, consequentemente, consumindo mais energia.
Exemplos de como reduzir o consumo:
- Reduzir a diferença térmica do ar condicionado com o ambiente externo, exemplo: se estiver 34 graus no exterior, ao invés de colocar o ar condicionado em 18 graus, colocar em 24 graus. O aparelho vai consumir menos energia para manter a temperatura em 24 graus do que em 18 graus.
- Afastar ligeiramente a geladeira da parede e de outros móveis próximos, essa medida pode melhorar o fluxo de ar ao redor da geladeira melhorando a eficiência da troca de calor com o ambiente, exigindo menos do compressor para manter o interior refrigerado.
- Ajustar o chuveiro na posição verão, ou no caso de duchas eletrônicas, reduzir a potência do aparelho.
- Desligue o Stand by de aparelhos eletrônicos.
- Escolha um dia da semana para passar roupas. O ferro de passar roupas geralmente necessita de um tempo para esquentar, assim consumindo mais energia, e se a ação for constante na semana, pode ocasionar o aumento no consumo elétrico, o ideal é acumular roupas e escolher um dia específico da semana.
- Use a máquina de lavar roupas cheia. Acumular as roupas sujas e evitar de utilizar várias vezes a máquina também pode ajudar a reduzir o consumo elétrico.
- Reduzir o brilho de TVs. Principalmente televisores com a tela grande, quanto maior o brilho, maior o consumo, podendo chegar a 370 watts (neo qled samsung 65 polegadas).
- Desligar as luzes internas e preferir iluminação do sol em ambientes com janelas.
Como sabemos que no verão, o consumo médio diário de energia elétrica aumenta drasticamente, é importante o uso consciente de energia elétrica para diminuir aumentos abruptos no consumo.
Escrito por: Andressa da Costa Mayer, João Victor Rubinich Nazário e Yasmin Matos.
Fontes: