Laboratório INRIFV é o maior do Brasil acreditado para ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica

No dia 18 de julho de 2019, o Laboratório INRI Setor Fotovoltaico (INRIFV) recebeu da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) a aprovação da possibilidade de realização de ensaio de inversores com potência até 75 kW.

Essa nova acreditação consolidou este laboratório do INRI como o laboratório de ensaio em inversores fotovoltaicos com maior capacidade de potência do Brasil. O laboratório era acreditado desde 2018 pela CGCRE/INMETRO para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos com potência de até 50kW (registro CRL1322) e agora recebeu a aprovação da ampliação do escopo. 

Sobre o Laboratório INRI Setor Fotovoltaico

O INRIFV colabora com o desenvolvimento tecnológico nacional realizando ensaios de verificação de conformidade de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Por meio dos ensaios, é assegurada a qualidade dos produtos e segurança dos usuários. Além disso, são realizados ensaios para desenvolvimento de produtos da indústria nacional por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O laboratório atua de acordo com as normas ABNT NBR 16149:2013, ABNT NBR 16150:2013 e ABNT NBR IEC 62116:2012.

No ano de 2018, o laboratório foi contemplado com um projeto de desenvolvimento tecnológico do governo do estado do Rio Grande do Sul (RS), que possibilitou a aquisição de equipamentos para ensaio e medida, permitindo a expansão do mesmo.

O INRIFV é um dos laboratórios do Instituto de Redes Inteligentes (INRI). Atualmente, o Instituto conta com outros seis laboratórios que tem como objetivo a promoção de atividades práticas e laboratoriais de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, transferência de tecnologia e extensão na área de redes inteligentes.

Os laboratórios que desejam ser acreditados pela CGCRE/INMETRO devem cumprir com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e receber auditorias anuais de conformidade. Para tanto, foi criado o Sistema de Gestão de Laboratório (SGLab) do Centro de Tecnologia da UFSM. O SGLab fornece um sistema de gestão da qualidade pioneiro dentre as Universidades Federais brasileiras, pois consegue comportar vários laboratórios técnicos de diferentes áreas.

Ricardo

Ricardo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *