Bancada de ensaios da Huawei em parceria com o INRI é apresentada na Intersolar 2022

Que o uso de recursos renováveis para geração de energia elétrica tenha se tornado cada vez mais comum nos últimos anos não é novidade. Atentando especificamente a fatia de geração fotovoltaica, a previsão de crescimento para o ano de 2022 em relação ao anterior é de 91,7%, representando um somatório de capacidade instalada de 25GW para essa matriz energética em contraste aos 13GW do último ano[1].

Considerando o crescimento desse setor, é natural que avanços tecnológicos ocorram na área e problemas outrora remediados sejam, de fato, resolvidos. É o caso de arcos elétricos em sistemas de geração de energia fotovoltaicos que, pelo fato de a corrente entre os módulos e o inversor ser contínua, não permite extingui-los naturalmente como ocorre em sistemas que utilizam corrente alternada. Nestes, a amplitude da corrente, por sua natureza, torna-se necessariamente nula em um ciclo completo, favorecendo a extinção do arco elétrico.

Para impedir esse problema de ocorrer em uma rede elétrica, o que pode trazer agravos para a instalação na totalidade e até mesmo para a residência em que está instalado, a Huawei incluiu em seus inversores a tecnologia AFCI, sigla do inglês arc-fault circuit interrupter, ou, em tradução livre, circuito interruptor de arco elétrico. Com efeito, essa tecnologia embarcada em inversores da empresa visa detectar e extinguir arcos elétricos tanto nas porções CC e CA do sistema, evitando que o arco se perpetue e acabe danificando o cabeamento e, em alguns casos, servindo como foco de incêndio na instalação.

Visando demonstrar a eficácia de seu produto, a Huawei, em parceria com o Instituto de Redes Inteligentes, participou da última Intersolar — a maior feira da América do Sul no setor de energia fotovoltaica. O estande da empresa, projetado e construído em parceria com o INRI, apresentou in loco os benefícios da tecnologia AFCI que vem embarcada nos inversores fotovoltaicos da empresa. No vídeo abaixo a bancada de ensaios é apresentada pelo Eng. Josué Lopes (INRI-UFSM) e pelo Eng. Nelson Stanisci, Gerente de Soluções da Huawei.

Parceria com a Huawei

O INRI, referência no Brasil na certificação de inversores fotovoltaicos, possui uma parceria com a multinacional Huawei, uma das maiores na área de inversores fotovoltaicos, em projetos avaliados em R$ 5 milhões, valor este que será aplicado em bolsas, projetos e infraestrutura do Instituto e potencializará a formação técnica de alunos de graduação e pós-graduação. 

A Huawei acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *