4 empresas brasileiras destaque em pesquisa e desenvolvimento

16.-4-empresas-brasileiras-que-usam-pesquisa-e-deenvolvimento.

Para a tecnologia ter alcançado o patamar em que está hoje, foi necessário muito investimento em diversos setores. A pesquisa e desenvolvimento (P&D) é uma arma poderosa na inovação do mercado.

O mercado atual está se tornando cada vez mais competitivo. Para se conseguir destaque, é necessário se possuir um diferencial. Resolver dores que os consumidores, por vezes, nem sabem que existem ainda. E com o objetivo de inovar e criar novas ideias de produtos e serviços, é necessário que uma empresa tenha ou contrate pessoas que fiquem a cargo da área de pesquisa e desenvolvimento. As inovações tecnológicas vêm daí. 

E para se conseguir sempre aperfeiçoar os produtos ou serviços, existe uma busca constante por novos conhecimentos e estudos que irão agregar de alguma forma naquela área específica do mercado. Veja agora algumas empresas brasileiras que fazem isso com maestria.

1. Totvs

Sede Totvs

A Totvs é uma empresa de softwares conhecida por ser uma das maiores no ramo no Brasil. Além disso, é uma das principais no Brasil quando se trata de pesquisa e desenvolvimento. Logo, sua força no mercado de inovação é grande. 

Nos últimos 5 anos, a Totvs investiu mais de 1,6 bilhão em pesquisa e inovação. A empresa presta muitos tipos de serviços para os mais diversos segmentos do mercado. Agro, construção, distribuição, educação, serviços financeiros, hospitalidade, jurídico, logística, manufatura. Estes são alguns dos segmentos que a Totvs oferece serviços. Seu leque, tanto de clientes quanto de soluções é grande graças à preocupação com a pesquisa e desenvolvimento, a colocando a frente de outras empresas de software. 

2. Petrobrás

Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES)
Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES)

A empresa brasileira de petróleo e gás natural que dispensa apresentações, possui um investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento. Uma mostra disso tudo são os vários materiais disponibilizados nos canais de comunicação da Petrobrás. Diversos, vídeos, séries, campanhas, eventos e etc, são publicados, demonstrando como funciona a área de pesquisa dentro da Petrobrás. 

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) é uma unidade da Petrobrás, onde a empresa concentra todo o seu feito na área de pesquisa e desenvolvimento. Fundado em 1963, o CENPES, possui grau de importância a nível mundial, com mais de 3600 pessoas atuando, envolvendo terceirizados, pesquisadores, técnicos, pessoal administrativo, manutenção e pessoal de apoio. E é de lá que a empresa firma parcerias tecnológicas e molda estratégias de negócios a partir do que se é pesquisado. 

3. Natura 

Centro de Pesquisas da Natura

A conhecida empresa de cosméticos brasileira, é conhecida também pela sua força em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desde 2003, a empresa possui o programa Natura Campus. É lá que ela reúne todo seu esforço para desenvolver novas tecnologias e ainda fomentar o mercado da inovação. A empresa realiza seus projetos dentro de categorias de inovação, como sustentabilidade, inovação aberta e colaborativa, inovação em produtos e cosméticos; e bem-estar e ciências das relações. 

Com mais de 280 pesquisadores, incluindo doutores e mestres, a Natura, em seus 3 centros de pesquisa pelo Brasil, atua em diversas áreas do conhecimento, envolvendo fitocosmética, biotecnologia, bioagricultura, ciência da pele, do cabelo e várias outras.

4. WEG

A empresa de renome internacional na fabricação de equipamentos elétricos, atua com referência em soluções com máquinas elétricas e automação para indústrias e sistemas de energia. A WEG, saiu de uma pequena cidade do interior do Brasil, para hoje ser uma das maiores em seu ramo. E você já deve imaginar, que por estar nesta lista, ela deve ser uma grande investidora em pesquisa. E é isso mesmo! A WEG e todas as outras empresas citadas aqui, em algum momento tiveram seu lugar no ranking das empresas que mais investem em inovação do mundo.  Em 2019, foram investidos, 339 milhões de reais em P&D. Na WEG, existem mais de 1000 colaboradores, contando com os que estão espalhados pelo mundo. 

Na empresa, existe o Programa de Desenvolvimento Tecnológico, em que todas as ideias inovadoras de produtos e processos são reunidas. A inserção destas ideias nos programas da empresa são ordenadas com um planejamento estratégico tecnológico.  A WEG oferece soluções para diversas áreas, como agronegócio, energia solar, açúcar e etanol, smartgrids, óleo e gás e muitas outras.

A pesquisa é o caminho

Os benefícios trazidos para a sociedade quando as empresas buscam inovar e investir em pesquisa, são infinitos. Todas as áreas são agraciadas com o que é desenvolvido. Além disso, quando uma instituição busca investir em pesquisa e inovação a longo prazo, isso pode, gerar uma volta do valor investido convertido em lucro; a empresa passa a ser vista como autoridade em seu ramo, o crescimento acontece de forma evidente, e diversos outros acontecimentos rodeiam as corporações que tomaram a inteligente decisão de inovar. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gabriel Thozzi

Gabriel Thozzi

Estudante do 4° período de Comunicação Social - Relações Públicas Estagiário de Marketing Digital no Instituto de Redes Inteligentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email