Você sabe mesmo o que é a Eficiência Energética?

Notas de eficiência energética

Cada vez mais a demanda para o setor elétrico aumenta. Veja como a eficiência energética pode trazer economia no seu consumo elétrico.

A partir da década de 70 as pessoas começaram a saber melhor o que é a eficiência energética. Pois, nesta época ocorreu o episódio que ficou conhecido como a Crise do Petróleo de 1973. Durante este período, os preços dos barris de petróleo subiram demasiadamente. Os países que importavam o valioso óleo – a principal fonte de energia da época – ficaram impossibilitados de comprá-lo. Com isso, a população passou a direcionar seus olhares para formas alternativas de geração de energia. Além disto, também passaram a pensar em maneiras de aproveitar melhor o consumo com a mesma quantidade de recursos.

Isto encaminha esse texto para o seu tema o principal. O conceito de eficiência energética inclui, todo tipo de melhoria nas tecnologias da eletricidade, visando fazer os aparelhos consumirem menos. Seus estudos buscam maximizar o uso de energia, adotando práticas da indústria, normas técnicas e a legislação. Ademais, existem diversas maneiras de ter eficiência energética, tanto no meio industrial, quanto no doméstico.

A Geração de Energia no Brasil

            No Brasil, ainda a maior fração da geração de energia origina-se das usinas hidrelétricas. Apesar de utilizarem um recurso energético renovável, quando instaladas, provocam impactos negativos no meio ambiente, que podem ser irreversíveis. O abastecimento energético ideal, com gerações que não agridem a natureza, ainda não é maioria. O restante do abastecimento brasileiro provém de outras fontes convencionais, fontes renováveis, baterias com grande capacidade, geração distribuída e o mercado livre da energia.

E quando a demanda começa a aumentar?

Quando os meios de geração já existentes não conseguem lidar com todo o consumo que a população demanda, entra em cena a eficiência energética. Tanto para industrias, quanto para consumidores comuns, é possível usar aumentar a eficiência com que se utiliza energia. Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia, existem cada vez mais formas de realizar isto.

            Um exemplo de prático de eficiência energética é o famoso processo de transição das lâmpadas incandescentes para as LEDs. Uma lâmpada LED de 7W produz a mesma ou mais luminosidade do que uma incandescente com 40W de potência. Não só, as LEDs têm vida útil com duração muito superior às incandescentes.

Lâmpadas LED e Incandescente Eficiência Energética
Duas lâmpadas, uma Incandescente e outra LED, com um fundo branco.

            O mesmo vale para outros tipos de aparelhos usados no cotidiano dos consumidores comuns e empresas.

Eficiência na Energia das Indústrias

            No meio industrial, o consumo energético é mais elevado. Toda forma de melhor aproveitamento de quilowatts, é válida. Existem diversos aparelhos e adaptações que podem eficientizar e aumentar o uso racional e econômico numa indústria. Além do mais, adquirir versões mais atualizadas e com alto rendimento, garante uma eficiência maior. Alguns exemplos de práticas e aparelhos, que, se otimizados e utilizados, contribuem com o rendimento de energia:

  • O uso de caldeiras e fornos para aquecimento de água;
  • Substituição de motores monofásicos por motores de indução trifásicos;
  • Compressores de ar comprimido;
  • Bombas de vácuo;
  • Bombas de fluxo e ventiladores;
  • Uso de energia solar para armazenamento de energia e desconto na conta de luz;
  • Troca de lâmpadas incandescentes por LED;
  • Instalação de cortinas de ar, evitando desperdício do ar condicionado;
  • Transformadores.

Além da adoção de tecnologias que contribuam com a EE, é necessário que haja se conscientize os trabalhadores do setor industrial. Para que, desta forma os funcionários tenham conhecimento sobre como render mais com o mesmo. Ademais, o uso de energias renováveis para abastecimento próprio também contribui com a eficiência energética. Uma alternativa é o uso de energia solar, que ajuda na diminuição da conta de energia no fim do mês.

Selo ENCE - Eficiência Energética
Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – Eficiência Energética

A compra de aparelhos com notas altas da ENCE também determina uma economia de consumo a longo prazo. O selo do INMETRO é importante para alcançar uma redução no consumo com mais rendimento.

Digitalização e eficiência

Digitalização e eficiência

Além de tudo, a modernização do setor elétrico pode favorecer os ganhos de eficiência energética. Tal afirmação pode se comprovar com o uso de sensores em locais específicos de instalações, em comércios, indústrias e residências. Com estes sensores instalados é possível conseguir uma robusta base de dados sobre o uso o consumo elétrico. E a partir destes dados, é mais fácil otimizar os serviços de uma maneira geral.         

Portanto, a eficiência energética deve ser compromisso de todos, para que desta forma, se reduza os impactos ambientais negativos. Com aparelhos otimizados para redução de consumo, é possível, cada vez mais, usar mais com a mesma quantidade de energia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gabriel Thozzi

Gabriel Thozzi

Estudante do 4° período de Comunicação Social - Relações Públicas Estagiário de Marketing Digital no Instituto de Redes Inteligentes

0 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email