Inovar por meio de novos produtos ou serviços é uma estratégia que vem se provando cada vez mais importante. Veja alguns destes cases que graças à pesquisa e desenvolvimento, conseguiram ter sucesso.
O ato de inovar no mercado se tornou um fator importante para o crescimento das empresas e o aumento da competitividade. Seu objetivo, não importando o contexto ou a área, sempre é resolver algum problema. Leis de Incentivo como a Lei do Bem e a Lei da informática podem ser usadas para alavancar o processo. Uma empresa pode criar inovações, tanto por meio de produtos, quanto para processos internos. Uma vez que algo novo soluciona ou eficientiza a vida de alguém, pode ser tomado como inovação.
Entenda como a Lei do Bem e a Lei da Informática funcionam, proporcionando benefícios fiscais para empresas que fazem PD&I.
Produtos, serviços ou processos que são feitos a partir de PD&I têm um grande potencial até para escapar de crises. O investimento inovação é uma excelente estratégia de sobrevivência. As empresas ainda o utilizam pouco, porém, espera-se que com o tempo essa condição se mude. Como muito se ouve, não é necessário inventar a roda para ser inovador. Olhar ao redor e perceber problemáticas do dia a dia já nos dá uma gama de possibilidades de inovação.
A inovação pode gerar uma demanda nova, um público comprador que antes não existia. No caso de inovação em processos de produção, por exemplo, pode melhorar a eficiência energética, aumentar a produtividade e diversos outros benefícios.
Com a PD&I sendo utilizada regularmente e um problema de algum nicho esperando para ser solucionado, existem chances de sucesso. Neste texto, vamos trazer 5 produtos de empresas que souberam aplicar estes processos com maestria. Aproveitaram oportunidades e serviram de exemplo para aqueles que querem começar a usar PD&I.
1. Bicicleta elétrica, inteligente e mais eficiente
Produzida pela Vela, esta “smart bike” tem muitas coisas que outras bicicletas não têm.
Foi criada com o intuito de atender aqueles que preferem uma alternativa sustentável de transporte. Apesar da mesma precisar das pedaladas do ciclista, a bicicleta é mais eficiente, por possuir impulsos na hora da corrida. O esforço é reduzido.
Possui uma bateria removível, que pode ser usada como carregador de celular. Tem Wi-Fi, Bluetooth, GPS, sensores, assistente de partida, luzes LED, freios regenerativos, alcança até 25km/h no modo “Boost” com seu motor de 350W, pesa 23kg.
Para ser desenvolvida, precisou de aproximadamente 2 anos de pesquisa e hoje já faz sucesso até nos Estados Unidos.
2. Máscara antiviral
As máscaras durante a pandemia de Covid-19 se tornaram um acessório cotidiano. Muitas vezes, podem ser desconfortáveis e não muito práticas com as diversas trocas que devem ser feitas durante o dia. A Insider, pensando nisto, produziu uma máscara antiviral, que desativa os vírus que entram em contato com o seu tecido.
Além disto, o tecido antiviral foi certificado pela norma ISO 18184. Ademais, o tecido com elastano proporciona maior conforto do que o de máscaras tradicionais. As pesquisas e o desenvolvimento, do tecido que compõe a máscara, foram conduzidas pela Rhodia Solvay Group.
3. Churrasqueira portátil, a carvão e sem fumaça
A cultura do churrasco é quase inerente ao brasileiro. Porém, pessoas que moram em apartamentos, tem maiores dificuldades prepará-lo em sem precisar agendar o salão do prédio. Com isso, a Table Grill trouxe uma solução para pessoas com estes tipos de problemas. Uma churrasqueira a carvão com acendedor elétrico. Com o carvão de fibra de coco, também desenvolvido pela empresa, as chamas se mantêm por até 3h até ser reabastecido. O gasto de carvão é reduzido drasticamente, assim como a fumaça produzida por ele que quase não existe.
A churrasqueira pode ser ligada na tomada pela entrada USB que possui ou com pilhas. Ela também tem um botão que controla a temperatura da brasa. A base da churrasqueira não esquenta, facilitando seu deslocamento. Com ela, moradores de apartamento podem assar aquela carne, naquele happy hour de sexta a noite ou sábado a tarde, de forma muito mais prática.
4. Robô Snake
A indústria automotiva tem investido cada vez mais em processos e produtos de automação para montagem. Este robô tem potencial para revolucionar a inspeção de solda e solda a laser, em locais mais inacessíveis. Seu intuito é identificar falhas na fabricação das peças automobilísticas. O robô foi desenvolvido pela unidade EMBRAPII ISI Laser junto à General Motors.
Você deve ter pensado que já existem vários robôs como este nos processos de produção industrial, não é? Acontece que a inovação deste produto está no mecanismo que dá movimento a ele. Seus eixos que simulam ombros, cotovelos e pulsos aumentam a produtividade e aguentam mais peso.
5. Consultório odontológico portátil
Este equipamento completo, foi projetado para levar saúde bucal a locais mais afastados da sociedade e asilos. A unidade EMBRAPII sem fins lucrativos e autossustentável, Lactec, desenvolveu este consultório portátil reunindo tudo o que é necessário. Ele fica dentro de uma mala e pode ser facilmente transportado no carro.
Além disto, pode ser ligado em tomadas de 127V ou em cinzeiros de carro. O consultório, patrocinado pela D’Express possui também um tablet para controlar suas ferramentas.
E você, o que achou destes produtos inovadores? Com o aumento do investimento em PD&I, novidades como estas são cada vez mais comuns.
Uma resposta