Os benefícios da inovação com robótica nas indústrias

industria inovação

A área industrial hoje passa por uma transição para a Indústria 4.0. Os dados se tornaram um bem valioso, assim como empresas que utilizam robôs para inovação nos processos internos.

As empresas cada vez mais buscam modernizar e aumentar seus recursos para melhorar a produtividade. Quando se trata da área Industrial, os robôs são a primeira coisa que se vem à mente. Existem diversos benefícios que a robotização pode trazer à indústria. Além disto, o ato de robotizar os processos de uma indústria pode ser considerado um tipo de inovação. Quando se dá espaço para novas tecnologias que facilitam o cotidiano da empresa, tudo flui melhor.

Aliás, o processo de se reinventar e modernizar com tecnologias é um dos primeiros passos para empresas que querem investir em PD&I. O ramo dos investimentos em inovação é vasto e muito promissor.

Robotização fomenta a inovação

Quando uma empresa passa a se preocupar com a maneira que seus processos internos funcionam, começa a se tornar inovadora. Qual a relação de um com outro?

ilustração de inovação em processos industriais

A inovação não se trata apenas de criar novos produtos e inventar algo revolucionário. Ela pode começar de dentro da própria empresa que pensa em partir para estes caminhos ou apenas eficientizar sua produção. A contratação de profissionais que estudam estes meios de inovação e como eficientizar energia e processos internos de empresas, é muito importante. Além do mais, estudar como sua empresa funciona por dentro e como melhorá-la já é considerado inovação. A pesquisa desenvolvimento e inovação engloba este tipo de trabalho.

Com isto, a utilização de robôs que automatizam os serviços pode vir à tona, sendo muito útil quando se fala de otimização interna na produção. E existem até alternativas de aluguel de máquinas como estas para organizações que pretendem experimentar os benefícios da automação. É preferível para várias empresas que ainda não conseguem fazer um investimento alto em robôs.

Benefícios da Robótica Industrial

Além de gerar empregos de mão de obra especializada, para a empresa as vantagens são diversas.

  • A produção de uma organização pode ocorrer de forma mais rápida;
  • Lucratividade da empresa aumenta;
  • Retira os trabalhadores de serviços alienantes, repetitivas e de situações insalubres que podem ser prejudiciais à saúde;
  • Aumento da precisão de produção, uma vez que os robôs fazem sempre o mesmo movimento exato.
  • Os robôs auxiliam no controle de qualidade, reduzindo os fatores humanos que podem diminuir a qualidade da produção;
  • Redução de desperdícios e de custo unitário daquilo que se é produzido;
  • Leva os profissionais a dedicarem mais tempo em serviços de alto valor, como tomadas de decisão;
  • O investimento em máquinas de automatização pode aumentar a escalabilidade de uma empresa.

Não só de hardware vivem as empresas

O quesito de inovação pode vir também no ato de se organizar digitalmente. Robotizar os processos industriais não quer dizer somente investir em máquinas. Investir em softwares e em inteligências artificiais para automatizar dados da indústria pode melhorar muito a rotina da mesma. Os próprios robôs de indústrias podem depender de softwares para seu funcionamento e ainda interagir com outros aplicativos.

Ilustração de software para inovação

Contudo, a inovação em indústrias pode provir não somente de robôs, mas de diversas outras áreas que podem se interligar e trabalharem juntas. Algumas como a Internet da Coisas (IoT), Cloud Computing, Blockchain, Bancos Digitais, por exemplo. A PD&I se insere e faz parte de todas elas podendo estudar como melhorar o uso dessas ferramentas.

Portanto, é notório que a tecnologia tem mudado a indústria num todo. E com as informações corretas é possível se desenvolver consideravelmente. Vamos investir em inovação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gabriel Thozzi

Gabriel Thozzi

Estudante do 4° período de Comunicação Social - Relações Públicas Estagiário de Marketing Digital no Instituto de Redes Inteligentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email