Novo Diretor assume o Instituto de Redes Inteligentes da UFSM
Professor Vitor Bender substitui o professor Leandro Michels
O Instituto de Redes Inteligentes (INRI), unidade vinculada ao Centro de Tecnologia da UFSM, conta com um novo diretor desde o dia 3 de junho. Trata-se do professor Vitor Bender, que já atuava no Instituto como vice-diretor e como Coordenador Técnico do Laboratório de Ensaios em Média e Alta Tensão. Para o cargo de vice-diretor, assume o servidor técnico-administrativo em educação, Daniel Arenhardt. O professor Leandro Michels seguirá como Coordenador Técnico do Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos e prestando todo o apoio necessário à nova gestão.
Michels assumiu a direção do INRI em duas ocasiões – de 2017 ao começo de 2023 e do segundo semestre de 2023 a 2024. Durante sua gestão, em 2020, o Instituto conquistou o credenciamento como Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), conquista que permitiu uma maior aproximação com a indústria brasileira e proporcionou novas parcerias para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Também foi durante o seu mandato que o Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos e o Laboratório de Ensaios em Média e Alta Tensão obtiveram acreditação do INMETRO – fator que demonstra o cuidado na aplicação de normas e procedimentos em conformidade com requisitos nacionais e internacionais, bem como o nível de excelência dos serviços prestados por estes ambientes.
“Durante os oito anos que estive na direção do INRI, busquei adotar um modelo de gestão horizontal e colaborativo, de forma a criarmos um ambiente de trabalho onde todos participassem das decisões, mas também fossem comprometidos com suas atividades. Tenho a certeza que meus sucessores estão plenamente preparados para assumir e dar continuidade neste grande projeto coletivo da UFSM.”, relatou Michels.
Essa transição de liderança do INRI visa dar continuidade aos projetos e parcerias desenvolvidos durante as gestões anteriores, mantendo o foco nas áreas de Energia e Mobilidade. Com a experiência e o conhecimento técnico do novo diretor, Vitor Bender, espera-se que o INRI continue a fortalecer sua atuação e contribuição para o desenvolvimento da indústria nacional, consolidando-se como um centro de referência em pesquisa, inovação e prestação de serviços tecnológicos.
“Minhas expectativas estão focadas na continuidade do bom trabalho que já vem sendo realizado nos últimos anos e na consolidação do Instituto como protagonista em sua área de atuação. Pretendemos implementar uma gestão que valorize a interdisciplinaridade e a colaboração, criando um ambiente onde pesquisadores possam atuar com autonomia, tendo maior facilidade para apresentar suas contribuições técnicas e científicas”, afirmou Bender.
FOTO: em ordem, Leandro Michels, Vitor Bender e Daniel Arenhardt