Neste episódio do Programa da Agittec Inovação Além do Arco foi apresentado o Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência, que realiza Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Alta Tensão, elaborando ensaios e simulações em equipamentos do sistema elétrico de potência. O mesmo também é localizado no INRI. O Departamento tem a sua disposição, dois laboratórios para a realização de atividades: o laboratório de Ensaios de Alta Tensão e o Laboratório de Engenharia Assistida por Computador.

No laboratório de Ensaios de Alta Tensão são realizados dois tipos de ensaios: o de eficiência e o de confiabilidade. Para a região Sul, contar com um laboratório próximo garante uma redução de custos nos ensaios, além da confiança de trabalhar com um laboratório que está em processo de busca pela acreditação junto ao INMETRO, garantindo a qualidade dos ensaios.

Já o Laboratório de Engenharia Assistida por Computador realiza simulações para desenvolver e aperfeiçoar produtos. Entre as vantagens estão na maior eficiência e qualidade dos produtos, pois permite prever possíveis erros e corrigi-los antes da fase de prototipagem ou produção em grande escala; na redução dos custos, uma vez que a simulação é mais barata que o desenvolvimento de vários protótipos; e na verificação do produto quanto à funcionalidade e confiabilidade, permitindo a reavaliação sempre que necessário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gabriel Thozzi

Gabriel Thozzi

Estudante do 4° período de Comunicação Social - Relações Públicas Estagiário de Marketing Digital no Instituto de Redes Inteligentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email