No ano de 2019, ocorreu um incremento de 7.246,41 MW de capacidade instalada no Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pela concessão, regulação e fiscalização da geração de energia elétrica no país.
Segundo a Aneel, o país concluiu 2019 com uma potência fiscalizada de 170.07 MW. Desse total, mais de 75% é proveniente de fontes renováveis. Pode-se destacar a fonte hidrelétrica como a principal geradora do país, com um total de 4.839 MW em empreendimentos inaugurados e/ou concluídos no ano passado.
As usinas hidrelétricas de grande porte, como a Usina de Belo Monte, são as responsáveis pela maior parte dessa geração. Em suma, dos 4.839 MW, cerca de 3.667 MW foram injetados na rede pela Bela Monte, que teve sua última turbina liberada em outubro de 2019.
Leia também: As cidades inteligentes e energia solar
Dentre as renováveis, a ampliação da geração eólica impressiona, com um incremento de 971 MW, superior aos 776 MW acrescidos em usinas termelétricas, por exemplo. Em relação à energia solar, as usinas fotovoltaicas de grande porte agregaram 551 MW à matriz brasileira no ano.
Assim, os empreendimentos de energia solar em operação já são responsáveis por 1,46% da potência fiscalizada no país e os 629 de energia eólica por 9,04%.
Confira o infográfico criado pela Aneel com dados das fontes renováveis no Brasil:
Uma resposta