Nesta semana, professores e alunos do Instituto de Redes Inteligentes realizaram uma visita a empresa Santo Antônio Energia, gestora da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, construída no Rio Madeira, em Porto Velho – RO.
A visita teve objetivo de apresentar um workshop e resultados para os funcionários da concessionária de energia. O workshop ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro e faz parte da etapa de Projeto de P&D desenvolvido entre a UFSM, INRI e SAE.
Leia também: Setor energético do Brasil está cumprindo metas ambientais.
Sobre o projeto P&D:
O projeto de P&D tem o objetivo de criar um software que seja possível estimar o desempenho térmico, elétrico e químico dos transformadores a partir das condições de operação do transformador, juntamente com a previsão de energia elétrica requerida pelo Operador Nacional do Sistema. Assim, esse estudo tem o intuito de promover segurança na operação, manutenção adequada e operação para além da vida útil estabelecida dos transformadores da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Temperatura
A temperatura é uma das principais características supervisionadas e a mais importante relacionada a vida útil, segurança e manutenção preditiva do equipamento. Isso porque na medida que há um aumento na produção de energia elétrica, há também um aumento na temperatura de operação do transformador.
Manutenção
Variações na temperatura do transformador provocam desgastes na máquina, e a necessidade de manutenção. Em suma, um software de controle de temperatura proporcionará menos manutenção e maior vida útil ao equipamento.
Vida Útil
A partir do conjunto de características supervisionadas pelo software e com a possibilidade de agir preventivamente para evitar danos severos ao seu funcionamento, estima-se que haja aumento considerável na vida útil do transformador.