O INRI/UFSM possui competência comprovada em P, D & I na integração de diferentes tipos de fontes renováveis, tais como fotovoltaica, eólica e grupos motor-gerador baseados em biocombustíveis e em redes elétricas, tanto no desenvolvimento de hardware quanto de software. Nesta mesma sublinha, possui competência no desenvolvimento de equipamentos (hardware e/ou software) para suporte à rede elétrica, tais como reguladores de tensão e compensadores de reativos, haja visto que a intermitência na geração pode demandar tais equipamentos. Por fim, também possui competência para desenvolvimento de trabalhos de P, D & I abordando o impacto da integração de recursos energéticos distribuídos em redes elétricos através de ferramentas computacionais de alto desempenho.
Imagem extraída de Nota de Discussão do EPE sobre Recursos Energéticos Distribuídos: Impactos no Planejamento Energético
O INRI/UFSM possui competência no desenvolvimento de conversores estáticos de alta eficiência para o condicionamento da energia produzida por fontes renováveis às necessidades da rede elétrica e/ou alimentação de cargas. Nesta mesma sublinha, há competência para oferta de sistemas de elevada eficiência energética assim como densidade de potência (reduzido peso/volume), empregando materiais e componentes mais eficientes.
O INRI/UFSM possui competência no desenvolvimento de tecnologia para armazenamento de energia e sua aplicação em redes elétricas com recursos energéticos distribuídos, novamente tanto em nível de hardware quanto de software. Além disso, também há competência para o desenvolvimento de projetos de P, D & I com novas tecnologias de sistemas de armazenamento, em especial baterias, avaliando suas características e seus sistemas de gerenciamento. Por fim, essa sublinha possui competência para o desenvolvimento de projetos no tema de veículos elétricos, englobando desde o desenvolvimento de sistemas de recarga, passando pelo acionamento de veículos elétricos, até o planejamento de redes elétricos com a inserção eminente de veículos elétricos no contexto nacional.
O objetivo geral deste projeto de pesquisa científica e tecnológica era desenvolver um conversor CC-CA trifásico de 30 kVA com estrutura modular, elevado rendimento e alta densidade de potência.
Este projeto de pesquisa tinha como objetivo avaliar novas tecnologias de materiais magnéticos e semicondutores para melhoria da densidade de potência e rendimento de um módulo inversor.
Proposição de arranjos para a geração de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica. Elaborar estudos sobre o uso da energia de veículos elétricos para o suporte à redes de distribuição.
Metodologia e plataforma computacional para detecção de perdas não-técnicas em áreas de irrigação, utilizando processamento de imagens de satélite, dados meteorológicos e geográficos.
Soluções de eficiência energética e minigeração na UFSM: fotovoltaica solar, iluminação pública com telegestão, sistema de gestão de energia, sistema de comunicação e medição.
Tecnologia para gerenciamento ativo dos sistemas de distribuição de energia elétrica em tempo real aplicando técnicas de controle volt-var, selfhealing, reconfigurações, entre outros.
O projeto tem o objetivo de desenvolver métodos de controle de inversor fotovoltaico NPC que possa operar em diferentes configurações da rede elétrica brasileira: monofásico, bifásico ou trifásico.
Desenvolver metodologia para análise e projeto integrado otimizado dos filtros LCL de modos diferencial e comum, para que possam ser aplicado a inversor fotovoltaico monofásico full-bridge.
Desenvolver métodos de controle de potência e energia para Conversores Fotovoltaicos Multifuncionais com controle de baterias e possibilidade de operar como fonte ininterrupta de energia.
Prover à indústria de conversores estáticos e à academia metodologias de projeto de sistemas de controle aplicados a conversores estáticos conectados a rede elétrica. Prover sistemas de teste automático para smart inverters.
O objetivo geral deste projeto era o desenvolvimento de um novo conceito de transformador de distribuição, baseado na operação em alta frequência de dispositivos semicondutores.
Desenvolvimento de uma nova metodologia global, através de uma análise multicritério, para verificar as condições de operação e a importância dos transformadores de potência atualmente instalados nas subestações de alta tensão.
Desenvolvimento de um sistema capaz de auxiliar a concessionária a realizar investimentos em seu parque de transformadores com respostas em tempo real, baseado nos dados dos equipamentos de monitoramento pré-existentes.
Transformador de distribuição altamente eficiente, de reduzida relação peso/potência e ambientalmente correto por meio do emprego de núcleo amorfo, óleo vegetal isolante e sistema de resfriamento.
O projeto de pesquisa e desenvolvimento visa desenvolver um modelo térmico detalhado de transformadores elevadores de tensão (500 kV) isolados com óleo mineral isolante; desenvolver uma metodologia para auxiliar na confirmação e localização de falhas nos referidos transformadores elevadores de tensão; propor ações para o aumento da confiabilidade e o prolongamento da vida útil dos referidos transformadores elevadores de tensão mediante a necessidade de redução da tensão de operação da linha de transmissão de 500 kV, atendendo à solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS); desenvolver um programa computacional que possibilite prever a vida útil e monitorar a operação do estado dos referidos transformadores elevadores de tensão, em tempo real, mediante condições de operação específicas e formar recursos humanos e capacitar equipes técnicas da empresa geradora de energia.
Estamos a sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas 🙂
Instituto de Redes Inteligentes – UFSM