O Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) tem como principal atuação as áreas: geração, transmissão e distribuição de energia. Nesses quesitos, o grupo aborda temas como: formas alternativas de geração distribuída de energia elétrica empregando células à combustível, painéis fotovoltaicos, energia geotérmica, utilização de resíduos sólidos urbanos (RSU) e biodigestão aliadas ao armazenamento de energia.
O GEDRE tem como foco pesquisas e desenvolvimento de sistemas eletrônicos para iluminação, com foco principal em diodos emissores de luz (LEDs). As principais áreas incluem: qualidade de energia; drivers de elevada eficiência energética; drivers de elevada vida útil; projeto térmico de luminárias LED; compatibilidade eletromagnética; sistemas de comunicação para telegestão; comunicação por luz visível; e sistemas de iluminação para horticultura.
Fundado em 1987, o Grupo de Eletrônica de Potência (GEPOC) destaca-se pelo estudo e desenvolvimento de novas topologias de conversores estáticos para fontes CA de potência à conexão de fontes renováveis de energia, além de desenvolver técnicas de controle com foco na aplicação em Eletrônica de Potência como plantas com variações paramétricas ou modelos parcialmente conhecidos.
O Grupo de Pesquisas em Motores, Combustíveis e Emissões atua na Engenharia da Mobilidade em pesquisa e desenvolvimento de soluções de propulsão veicular, abrangendo desde o motor até o veículo completo, em soluções de combustão pura ou híbrida-elétrica a biocombustíveis.
O NIC realiza pesquisas no âmbito da gestão da inovação e competitividade empresarial utilizando dos conhecimentos de modelagens, através do desenvolvimento de ferramentas de mensuração de desempenho para aprimorar processos administrativos que resultam no aumento da competitividade, visando ganhos de produtividade para diversos setores de atuação.
A equipe PhenoGlad é multidisciplinar e multiinstitucional e busca soluções inteligentes para a sustentabilidade ambiental, econômica e social na produção de flores no Brasil e na Europa, com foco em profissionalizar o produtor de flores para o empreendedorismo visando aumentar o seu lucro com as flores.
O INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA foi criado em 2014 quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com diversas instituições e com as Fundações de Amparo à Pesquisa, no caso a do Rio Grande de Sul (FAPERGS), divulgou a CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 e convidou a comunidade cientifica brasileira a apresentarem propostas com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas para a busca de solução de grandes problemas nacionais.
Instituto de Redes Inteligentes – UFSM