O Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos do INRI – INRIFV – é referência no que diz respeito a ensaios prestados para fins de homologação de inversores e controladores de carga fotovoltaicos. Além de uma estrutura completa e uma equipe extremamente qualificada, temos expertise e estrutura para a realização dos ensaios de homologação de inversores nos moldes da Portaria 004/2011 e 140/2022 do INMETRO.
Somado a isso, o laboratório também atua realizando ensaios para programas de qualidade em inversores fotovoltaicos, ideal para distribuidores e fabricantes que buscam garantir aos seus clientes um produto de qualidade, atestado pelo maior laboratório brasileiro atuante no segmento. Ademais, o INRIFV conta com a possibilidade de aluguel do laboratório visando o desenvolvimento de inversores e controladores.
Portaria 004/2011 INMETRO
Os ensaios em Inversores Fotovoltaicos até 75 kW, de acordo com os requisitos definidos pelo Regulamento de Avaliação da Conformidade descritos pela Portaria INMETRO Nº357/2014, referente ao Programa de Avaliação de Conformidade para Sistemas e Equipamentos para Energia Fotovoltaica estabelecidos pela Portaria INMETRO Nº004/2011, realizados pelo INRI possuem escopo acreditado pela CGCRE do INMETRO com o número de acreditação CRL 1322 desde 08/02/2018.
Ensaios:
2- Portaria 140/2022 INMETRO
Ensaios normatizados realizados:
Ensaios normatizados realizados:
Ensaios normatizados realizados:
2- Portaria 140/2022 INMETRO
Ensaios normatizados realizados:
Nossos laboratórios possuem tecnologia para realizar ensaios de eficiência e rendimento em inversores fotovoltaicos de até 90 kW. Além dessas normas de referência brasileiras, nossos ensaios podem atender às seguintes normas internacionais:
Visando colaborar na solução de problemas que a geração distribuída de energia apresenta atualmente, o INRI elaborou o Programa de Qualidade em Inversores Fotovoltaicos. Esse Programa visa ensaiar modelos de inversores disponíveis no mercado, sem fins de homologação, objetivando auferir sua qualidade de energia perante diversas situações de rede, sua segurança e o desempenho do inversor.
Para esse fim o programa é dividido em quatro módulos:
Módulo 1 – Portaria 140 do INMETRO de 2022
Entendemos que para testar qualidade em um inversor que comporá o sistema elétrico de potência, esse tem que atender aos requisitos mínimos para tal aplicação, que se resume a Portaria 140 vigente.
Módulo 2 – Funcionalidade
Nessa etapa do programa tem-se o objetivo de verificar o comportamento do inversor de acordo com situações imprevistas na rede elétrica. Os ensaios tratam dessas simulações e conseguem analisar com excelente detalhamento os parâmetros do inversor.
Módulo 3 – Segurança
Os ensaios de segurança são focados para garantir que nenhum incidente seja causado às instalações e ao operador que irá manejar o inversor. Para isso, testes criteriosos são aplicados no corpo de provas e busca-se verificar se o inversor é seguro de fato por meio da análise dos parâmetros de funcionamento.
Módulo 4 – Desempenho
Além de atender aos requisitos testados nos outros módulos, entendemos que o inversor tem que possuir um funcionamento satisfatório no maior número possível de casos em que seja aplicado.
Instituto de Redes Inteligentes – UFSM