• +55 (55) 3220-8924
  • contato@inriufsm.com.br
  • Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Oportunidades em pesquisa e desenvolvimento: webinar discute chamadas de cooperação internacional da Embrapii

Matéria original em: https://inova.rs.gov.br/oportunidades-em-pesquisa-e-desenvolvimento-webinar-discute-chamadas-de-cooperacao-internacional-da-embrapii

Por Andielli Silveira com revisão de Raiza Roznieski

Na tarde desta terça-feira (21), a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), através dos seus programas TechFuturo e Parcerias Estratégicas, promoveu um webinar sobre oportunidades de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). O evento reuniu empresas, pesquisadores e representantes das instituições, com o objetivo de incentivar a participação nas chamadas públicas de cooperação internacional da Embrapii, além de apresentar as suas novas unidades cadastradas no Estado. Clique aqui para assistir ao webinar. 

“Neste momento de recuperação econômica, é cada vez mais importante o investimento em pesquisa e desenvolvimento, e nós só temos a aprender com o modelo de trabalho desenvolvido pela Embrapii. Isso demonstra a relevância das parcerias que queremos construir a partir desse webinar”, afirmou o secretário Luís Lamb, ao fazer a abertura.    

A assessora para cooperação internacional da Embrapii, Denise Neddermeyer, explicou o propósito da instituição e o processo das chamadas internacionais, que funcionam de forma descentralizada. Assim, a empresa que tem interesse no financiamento de sua pesquisa, precisa encaminhar um projeto diretamente para a unidade Emprapii da área, que estará disponível para orientar o processo de negociação, principalmente com o parceiro de fora do Brasil. Segundo ela, é importante ressaltar que para esse fomento não há edital, ele está sempre à disposição de boas propostas. 

Durantes seis anos de operação, a Embrapii já contratou 973 projetos com 668 empresas, totalizando um investimento de R$1,5 bilhões em inovação industrial. Ao todo, há 57 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo cinco no Rio Grande do Sul. As unidades gaúchas atuam nas áreas de Robótica Inteligente (FURG), Polímeros (Senai), Recursos Energéticos Distribuídos (UFSM), Sistemas de Sensoriamento (Senai) e Tecnologia e Integridade de Dutos (UFRGS). A FURG e a UFSM foram credenciadas em junho de 2020. 

Os coordenadores de cada unidade apresentaram suas linhas de pesquisa e o diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, esteve presente para esclarecer dúvidas dos participantes. A mediação do evento foi realizada pela diretora de gestão da inovação da SICT, Ana Paula Matei.

Sobre a Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é uma organização qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira, com a missão de aumentar a competitividade das empresas no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado.

Para isso, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Henrique Horst Figueira

Henrique Horst Figueira

Gerente comercial do INRI e doutorando em Engenharia Elétrica - UFSM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email