Ensaios em Transformadores

Potências até 500 kVA

Nossos laboratórios possuem tecnologia para realizar ensaios em transformadores de até 500 kVA.

Transformador

Deseja realizar outros ensaios?

Estrutura para realização dos ensaios

Lista de Ensaios

  1. Medição da resistência de isolamento
  2. Ensaio de tensão suportável à frequência industrial (ou tensão aplicada)
  3. Ensaio de tensão induzida (CACD)
  4. Medição da relação de transformação
  5. Medição da resistência dos enrolamentos
  6. Medição das perdas em vazio e corrente de excitação
  7. Medição de impedância de curto-circuito e das perdas em carga
  8. Ensaio de elevação de temperatura (temperatura no topo do óleo / temperatura média dos enrolamentos)
  9. Ensaio de tensão aplicada de impulso atmosférico

Além dos ensaios especificados pela norma, o laboratório de ensaios em Transformadores de Média Tensão pode realizar ensaios sob demanda. As demandas serão analisadas de acordo com a estrutura técnica do laboratório.

Perguntas Frequentes

Para fins de etiquetagem, é considerada a Portaria INMETRO nº 104, de 22 de março de 2013. Essa portaria referencia os ensaios descritos pela família de normas da ABNT NBR 5356: 2007, corrigida em 2010.

Os transformadores devem estar em conformidade com TODOS os requisitos determinados pela Portaria INMETRO n° 104, de 2013. Essa portaria referencia os ensaios descritos pela família de normas da ABNT NBR 5356: 2007, corrigida em 2010.

Os relatórios dos ensaios realizados pelo INRI são disponibilizados em uma plataforma eletrônica para verificação da autenticidade de documentos. Essa plataforma pode ser acessada através do endereço www.ufsm.br/labensaios, cujo acesso ao documento é restrito àqueles que possuírem a chave alfanumérica de 16 dígitos. Essa chave é fornecida unicamente ao cliente por e-mail ao final do ensaio. Para verificar como funciona o sistema, acesse o relatório teste 8888.8888.8888.8888

O tempo de ensaio varia de acordo com a complexidade do ensaio e do manuseio do item a ser ensaiado. Isso depende da faixa de potência, número de fases (monofásico ou trifásico) e quantidade de ensaios. Para obter essa informação, solicite um orçamento de ensaio, enviando todas as informações técnicas dos transformadores a serem ensaiados. 

O valor do ensaio varia conforme a complexidade e tempo necessário para realizar tais ensaios. Esses fatores são quantificados em função da potência nominal do transformador, classe de tensão e número de fases (monofásico ou trifásico). Para obter essa informação, solicite orçamento de ensaio, enviando todas as informações técnicas dos transformadores a serem ensaiados. Sugere-se que os clientes enviem uma foto da placa do transformador.

Após solicitada a proposta de orçamento, deve ser realizado o pagamento de 50% do valor da proposta para que os ensaios sejam reservados na agenda do laboratório.

O cliente é totalmente responsável pelos trâmites para deslocar os transformadores do seu local de origem até o laboratório e vice-versa. O laboratório fica apenas responsável pela abertura e empacotamento. Todo os custos para o transporte de envio e retorno dos transformadores é de responsabilidade do cliente e não está incluso no orçamento fornecido pelo INRI.

Os transformadores podem ser enviados por transportadora ou correios. O endereço do INRI é Av. Roraima n°1000, Prédio 9E, Sala 117, Bairro: Camobi, Cidade: Santa Maria, Estado: Rio Grande do Sul, CEP 97105-900, Caixa Postal: 5101.