Inscrições

Cada edição do curso será realizada com um número mínimo de 25 participantes e máximo de 50 participantes. De acordo com a Chamada Pública de Formação 01/2021 da Linha V do Programa Rota 2030, o curso ofertará 25 vagas gratuitas em cada edição do curso para os candidatos que se enquadrem em ao menos um dos perfis apresentados abaixo.

Dessa forma, os interessados em participar do curso devem efetuar uma pré-inscrição. apresentando todas as informações e documentos solicitados, além de informar se está solicitando a isenção do pagamento da taxa de inscrição (gratuidade). Os candidatos serão classificados de acordo com critérios de seleção, com o intuito de definir os participantes dos cursos, caso hajam mais inscritos que as vagas disponibilizadas.

Após a divulgação da lista dos participantes selecionados para o curso, os mesmos deverão confirmar a sua vaga, através do pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos com direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão confirmar a sua vaga através de mensagem encaminhada por e-mail ao coordenador do curso. Caso algum candidato inicialmente selecionado não confirme sua participação no curso, será realizada uma nova chamada de candidatos selecionados, também baseada nos critérios de seleção dos candidatos.

Critérios de mérito para classificação dos candidatos

A classificação dos candidatos adotará os seguintes critérios de mérito.

Na análise do currículo serão avaliados pontos associados a formação e produção acadêmica, assim como atuação profissional junto a indústria automotiva. Formação acadêmica na área das engenharias, bem como atuação em projetos e/ou grupos de pesquisas de mobilidade elétrica são critérios a serem avaliados. Histórico de atuação na indústria automotiva e/ou rede de fornecedores também é critério de mérito.

Durante o processo de inscrição no curso também será solicitada uma carga de intenção para a realização do curso. Essa carta deverá ter no máximo uma página e o candidato deverá explicitar as motivações para a realização do curso.

Taxa de Inscrição

O curso possui os seguintes valores de taxas de inscrição

Gratuidade

De acordo com a Chamada Pública de Formação 01/2021 da Linha V do Programa Rota 2030, o curso ofertará 25 vagas gratuitas em cada edição do curso para os candidatos que se enquadrem em ao menos um dos perfis apresentados a seguir:

a) Profissionais com experiência acadêmica e/ou profissional na área que estejam fora do mercado de trabalho há pelo menos dois anos.

O candidato deverá comprovar a condição de desempregado e que não possui vínculo empregatício vigente registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) através:

      1. Apresentar declaração de próprio punho, datada e assinada, na qual informa que nunca teve registro em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de vínculo empregatício, quando for o caso; ou
      2. Apresentar cópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenham fotografia, qualificação civil, anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais e registro da saída), e da primeira página em branco subsequente à anotação do último contrato de trabalho ocorrido.

b) Profissionais com experiência na área que atuam em startups, micro e pequenas empresas, ou seja, instituições com receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano.

O candidato deverá comprovar através de uma carta assinada digitalmente pelo contador ou pelo representante legal da empresa informando que a empresa tem receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano.

c) Estudantes matriculados e frequentes em cursos técnicos, graduação e pós-graduação que comprovem atuação ou interesse na área (limitado a 20% das vagas gratuitas). O candidato deve apresentar o atestado de matrícula da instituição.

Caso as 25 vagas não sejam preenchidas por participantes que atendam aos perfis de gratuidade dispostos acima, o limite de 20% de estudantes pode ser excedido para completar o número de vagas.

As vagas gratuitas serão distribuídas por participantes de todo o território nacional, estimulando a descentralização geográfica do conhecimento.

Os critérios de seleção dos candidatos que possuirão isenção da taxa de inscrição são os mesmos definidos anteriormente, respeitando os limites para cada perfil de candidato e também considerando a distributividade de participantes em todo território nacional.